Seguidores

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

~Romanzeira e Romãs




Ainda estamos na época das romãs... Não vou mostrar aqui nenhuma romã aberta, com os seus grãozinhos vermelhos e luzidios a espreitarem para o mundo, de dentro de seus casulos e ainda agasalhados pela casca dura que tudo envolvia até ao momento em que a abriram...
Não, vou mostrar outra coisa. Primeiro a árvore. Linda, de folhas dum verde forte que brilham quando o sol maroto as aquece e lhes dá Vida, já com romãs penduradas nos seus ramos... A seguir, mostro uma flor desabrochando e outro pequeno botão ao lado, ainda fechado. E aí estão as romãs, ainda verdes, com suas coroas a avermelhar, quais rainhas de um reino de encantos...
E por último (mas não em último), as belas romãs já bem coradinhas, não de vergonha, mas sim de puro orgulho, que ainda irão amadurecer mais um pouco e mostrar ao mundo o seu esplendor de fruto real, encimadas que são pelas suas lindas coroas!!
Mas a romã tem poderes antioxidantes, atrasa o envelhecimento, é fonte de potássio e de vitamina C. E com a água onde se ferveu casca de romãs, fazem-se gargarejos que ajudam a curar infecções de garganta.
Já na antiguidade os Fenícios, os Gregos e os Egípcios plantavam a árvore e consumiam o fruto.
Na Roma antiga era considerada como símbolo de fecundidade e de riqueza...
Talvez por isso, se no dia de Reis guardarem na carteira, 3 grãozinhos de romã embrulhados, o dinheiro não faltará durante o ano... -é melhor experimentar!

Sem comentários: