Seguidores

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Alfacinha

Há uns tempos pus neste blog, com etiqueta "Comestíveis", umas lindas alfaces!!
Mas depois comecei a pensar... Afinal também eu sou alface... alface não, "Alfacinha". Se nascida em Lisboa, "Alfacinha" serei!
Fiquei com curiosidade de saber por que dão essa alcunha ás pessoas nascidas na capital. Há muito pouco sobre o assunto, mas cheguei á seguinte conclusão:

Em tempos idos, as colinas da cidade de Lisboa verdejavam de certa platinha que seria usada na medicina e também na culinária.
Chamavam-se alfaces, cujo nome vem do árabe, mais precisamente hassa.
Conta-se que num dos muitos cercos de que a cidade foi alvo por parte dos Mouros e derivado ao facto de ser mais prolongado, a população ficou sem
mantimentos.
Passaram-se muitos dias, o cerco não era levantado, Lisboa já passava fome. Foi
então que os seus habitantes olhando para as colinas, não pereceram de fome, porque as alfaces lhes serviram de alimento.

Como todas as lendas, poderá não ser uma narração totalmente verídica, mas que satisfez a minha curiosidade, satisfez!
E eu como "Alfacinha", senti-me satisfeita...



2 comentários:

Maria Ferreira disse...

Bom saber um pouco sobre as nossas origens. Obrigada

Maga disse...

Gosto de procurar saber o que não sei e gosto quando possível, transmitir aos outros o que sei...
Beijos da
Maga