Seguidores

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Idosos??

Quando eu era menina e moça, achava que uma pessoa de 50, 60 e ás vezes até de 40 anos já era velha.
Mas o tempo passou por mim, como aliás passou por todos nós e eu nunca me senti velha, nunca olhei o espelho com repulsa, nunca deixei o gosto de me arranjar, de me pôr "bonita"!! Já podia ser avó (se os meus filhos o quizessem), já passaram muitas histórias pelo livro da minha vida, enfim já lá vão alguns anos em que deixei a mocidade exterior, porque a interior continua como sempre me lembro de a sentir...

Mas afinal sou idosa!!!!

Que o diga a noticia publicada num dos nossos jornais diários, da qual retirei o excerto que vos deixo para que leiam o que eu li.

Mas não, não conseguem abalar as minhas defesas. Eu sou jovem, tenho mocidade dentro de mim, tenho desejo de viver, tenho alegria em ser quem sou, enfim sou Mulher e mulher é teimosia...

Frescura




É bonito, não é?
Quando o nosso laguinho está cheio de água, quando os repuxos estão a funcionar (o que infelizmente não é o normal), os olhos deliciam-se, os ouvidos entendem o barulhar da água e com todos os nossos sentidos assim despertos, apetece gozar o momento... E que bom que é, sentar num dos bancos do parque, fechar os olhos, abrir a alma e sonhar, sonhar seja lá com o quê... o importante é desfrutar o momento e sentir que tudo á nossa volta sonha connosco...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Faro

Fui a Faro, porque quando se passeia nas férias, nem só as areias das praias se devem pisar, também as pedras das calçadas e o alcatrão das ruas devem ser por nós acariciados (??). Mas não é do tipo de piso que vos falo perante esta foto.
É que ao olhar distraidamente para a ilha de Faro, onde está situado o aeroporto, deparei com um avião que levantava voo e com várias pessoas que levantavam a cabeça, curiosas, para verem o avião. E recordei... recordei a minha infância, recordei algumas tardes de domingo em que o passeio mais apetecido era ir ao aeroporto (quase fora de portas), ver os aviões chegarem e partirem e sonhar com o mundo que eu vislumbrava nas suas asas! E durante uma tarde inteira (com direito a lanche) se visse dois, um a subir outro a descer, tinha sido uma tarde em cheio! - Os céus estavam mais vazios...

Alfaces

São as alfaces da nossa saladinha, que fazem tão bem e tão bem sabem.
É da família das "compostas" e existem variadas espécies , cerca de 200!! Estas são a normalíssima frisada e a mais recente (pelo menos para nós), a roxa.
É muito utilizada na medicina caseira, por exemplo, é eficaz contra a insónia (é calmante), vertigens, reumático,inchaços, sei lá que mais..
Bem, mas boa mesmo é na saladinha, ou só, ou misturada com outros ingredientes... é fresca, é decorativa (ajuda a fazer pratos lindos) e faz muito bem á saúde de que temos de cuidar muito bem!
Tenho a dizer que eu própria, com muito orgulho, também sou "Alfacinha"!
Para quem não entenda, sou nascida em Lisboa, cidade cujos filhos herdaram a alcunha de "Alfacinhas"...

Beringela


A beringela é bonita á vista (lisinha e brilhante), mas também é agradável ao paladar, podendo ser cozinhada de diversas maneiras.
É uma planta que pode atingir cerca de 1 metro de altura, sendo originária da Índia. Pertence á família das solanáceas e é considerada uma planta hortense anual.
As suas flores, como se pode constatar pela foto, é singela, muito parecida com a da batata.
As suas folhas em infusão activam a secreção urinária, ajudando a eliminar a "pedra" da bexiga. Se for usada como cataplasma (as folhas) ajuda nas infecções. E até há quem diga com convicção, que a água depois de a pôr de molho serve para baixar o embirrento do colesterol e pasme-se... para emagrecer!!
Vá toca a comer beringelas!!

domingo, 27 de setembro de 2009

Carnívora

É uma planta linda! Além de todas as regalias habituais com que as nossas amigas do reino vegetal nos presenteiam, esta tem um bónus adicional: -Adora absorver nas suas lindas flores, aqueles mosquitos embirrentos que ás vezes não nos dão um momento de sossego!!
O nome da sua espécie assusta um pouco "carnívoras"... até parece ficção, mas só come pequenos insectos. Não convém muito é dar-lhe nutrientes com muita frequência, não vá a fome aumentar... e o mosquito não satisfazer!!!

Abóbora

Pois, é uma abóbora normalíssma. Mas o espantoso é que, contra a norma, esta dicidiu auto reproduzir-se e toca de criar brotos, ou seja, de germinar as próprias sementes!!
Ficou engraçada. Mas não lhe serviu de muito, foi vendida, cozinhada e comida na mesma...

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ponte 25 de Abril

Com o Cristo a olhar abismado o transito da ponte, as nuvens bailando mansamente lá nas alturas, aqui vou eu sobre rodas, em direcção á "Outra Banda"! E eu pergunto - os da "Outra Banda" como chamarão aos da banda de cá??

Croissant com chocolate...

Que bem que sabia...
Que bem que saberia agora, se nós conseguíssemos comer impunemente tais delicias, sem ficar com remorsos quando a balança nos acusasse...
Pois é, no meu bairro até existem estes pecados...
Dedico este croissant á M.Ferreira que visitou o meu blog e me lembrou estes pecados. Como o blog dela não é acessível, por aqui lhe agradeço e lhe ofereço este tão quentinho e apetitoso, para ela se deliciar!!

Porto de Pesca da Entrada da Barca



No concelho de Odemira, distrito de Beja, na costa Alentejana, depara-se com uma jóia rara. É um porto de pesca que visto de cima, das rochas, tem este aspecto lindo, vendo-se o fundo tal a limpidez das águas. É um núcleo piscatório antigo, que aproveitou a enseada posta ali pela Natureza... A pesca é artesanal e alguns pescadores vivem num pequeno aglomerado, junto ao porto. Outros vivem na Zambujeira do Mar, a poucos quilómetros. E não restam dúvidas... o peixe é mesmo fresquinho...

Mas levantando os olhos para riba do porto, bem lá no alto, deparamos com o luxo e o bem-estar a que o povo que labuta nas águas, tantas vezes traiçoeiras, não tem direito e ás vezes nem sonha que exista... O mar, que todos consideramos nosso, para uns é lazer e paisagem, para outros é o ganha-pão e tantas vezes é túmulo...

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Cuba

Havia festa em Cuba. Mas o calor era imenso e a festa não apetecia.
Sim, porque para ir á festa é necessário haver festa dentro de nós, para que as duas festas se unam e possamos desfrutar de tudo o que nos envolve. Como não era o caso, fomos em demanda de um refresco, um gelado, sei lá, algo que arrefecesse o interior que o exterior ardia. E nessa demanda encontrei esta janela que paradoxalmente, me aqueceu a alma...
Devo dizer que como era domingo e ainda por cima de festa, estava tudo fechado, sim, porque Alentejano que se preza tem de descansar em dia de descanso!! (?????) - e como na festa também nada havia, adeus Cuba, até nunca mais.

Castro Verde


A hora de almoçar já estava a resmungar com a falta de pontualidade e portanto convinha descobrir um sítio para satisfazer o prazer de comer... ( meu Deus tanta palavra para dizer que o nosso mal era a fome!)
Portanto parámos . E Castro Verde ofereceu-nos um rico almoço que foi preciso ajudar a digerir, andando um bocado... E no meio do passeio, deparo com a maravilha arquitetónica que aqui vos deixo, para admirarem, admirarem e admirarem...

Porto Covo

Só quero que vejam a beleza deste mar, das rochas que furam as suas águas e que radiantes emergem para verem a espuma branquinha, fazendo festas e mimos nas suas arestas...
As praias do Alentejo são lindas, escarpadas, com paisagens maravilhosas, que vistas cá do cimo dão vontade de descermos para podermos fazer parte de tanta beleza!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Alentejo



Há quem ache o Alentejo nu, sem encantos, sem beleza...
Eu acho o Alentejo espaçoso, cada morro que se possa vislumbrar ao longe tem um encanto diferente e a beleza do Alentejo, está lá, bem patente, só tem de se olhar com olhos de ver...

Os Bichos da Elsa- 3ªNINHADA

Olá Amigos!!

O que é bom acaba depressa, mas o que vale é que não há mal que sempre dure...

E isto de eu dizer que o que é bom acaba depressa, é que as férias acabaram... e o pior, é que parece que com elas também acabou o Verão!!

Mas não faz mal, porque tudo tem o seu encanto - o Outono e o Inverno nos oferecem coisas maravilhosas - e o fim das férias também nos reserva boas surpresas.

Para verem como isto é verdade, verdadinha, deliciem-se com as fotos que se seguem:

Lembram-se da "Branquinha" e do seu filhote mais velho, da 1ªninhada, o "Loiro", que ajudava a mãe a cuidar dos seus irmãozitos da 2ªninhada?
Pois é, a "Branquinha " teve outra ninhada, da qual infelizmente só saiu um gatinho vivo, talvez porque foram duas ninhadas muito próximas. É muito lindo, é o "Barrigudo".
E como se pode ver pelas fotos, lá está o "Loiro" no seu papel de irmão mais velho (e responsável) a cuidar do pequerrucho, mas também a ser mimado pela mãe. Não é linda a surpresa? É ternurento...