Seguidores

terça-feira, 30 de março de 2010

Nazaré




Estas três fotos foram retiradas da NET
A bandeira e o brasão da Vila da Nazaré, pertencente ao distrito de Leiria, com foral desde o ano de 1514. A sua localização no mapa de Portugal está assinalada com o circulo a preto e pintada a vermelho...

Estas duas fotos foram retiradas da NET
Reza a lenda, que D.Fuas Roupinho, alcaide de Castelo de Mós, andando manhã bem cedo, a cavalgar por suas terras como era seu hábito, avistou ao longe um belo veado que lhe despertou a cobiça de caçador. Mais não foi preciso para se lançar em sua perseguição, galopando velozmente...
Segundo a voz do povo, o veado não era senão a materialização do demo, que fez com que repentinamente, se erguesse vindo do mar, um espesso nevoeiro que nada deixava ver. E D.Fuas continuava galopando em direcção a uma falésia acima do mar cerca de 100 metros... De repente, D.Fuas apercebe-se que está no
alto do precipício, quase a cair ao mar! Reconhecendo o local, lembra que ali mesmo ao lado, numa gruta, há uma imagem da Virgem amamentando o Menino. Em desespero grita "Senhora valei-me!!"... Milagrosamente o cavalo estaca, finca as patas na rocha, por cima do mar revolto. Salvaram-se assim o cavalo e seu cavaleiro!
D. Fuas Roupinho em acção de graças mandou retirar a imagem da Virgem da gruta e edificar uma capela, a Capela da Memória, para aí ser venerada a imagem da Virgem que o salvou.
Ao ser desmontado o pequeno altar descobriu-se um cofre contendo algumas relíquias e um pergaminho relatando a história da imagem esculpida em madeira representando a Virgem Negra, na posição de sentada, amamentando o Menino. Contava que a imagem era venerada desde os primórdios do cristianismo em Nazaré, na Galileia. Teria sido trazida por um monge para Mérida onde esteve até ao ano de 711. Ao fugirem dos muçulmanos, os cristãos levaram a imagem com eles e teria sido D.Rodrigo, o último rei dos Visigodos, a levá-la para Nazaré onde permaneceu na gruta desde essa época.
Nas duas fotos acima vê-se numa, a imagem da Virgem Negra, na outra num circulo a preto, o lugar onde segundo a lenda o cavalo estacou, deixando na rocha a marca de uma das suas patas, o que ainda hoje se pode ver!
Mais tarde, em 1377 o rei D.Fernando mandou construir uma igreja, perto da capela (Igreja da Memória), onde foi colocada a imagem.



É uma Vila de pescadores, com sua Igreja Matriz, a Igreja da Memória e os Paços do Concelho. Tem cerca de 10.100 habitantes, vive da pesca e no Verão do turismo, havendo na avenida marginal vários restaurantes e lojinhas de artesanato onde se podem comprar barcos pesqueiros em miniatura e bonecas vestidas com trajos típicos (as mulheres da Nazaré usam 7 saias)

Vista de longe a Nazaré é linda, com suas casinhas quase á beira do mar, só separadas da areia fina por sua estrada marginal.


As suas praias extensas e solarengas, de águas límpidas e areias brancas, são o encanto de turistas, mas são também as preferidas pelos portugueses do interior, que aí gostam de passar bons dias de férias, com bom sol e boa mesa, sendo o peixe fresco muito apreciado tanto grelhado, como em ricas caldeiradas...

4 comentários:

César Ramos disse...

Olá!

Bom dia...!

D.Fuas teve sorte de existir no tempo em que os animais falavam, e o 'demo' andar disfarçado de bicho, ao invés de hoje, que anda por aí todo engravatado!

As lendas eram algo muito bonito; já não temos nada disso também! Só nos deparamos com boatos, e aldrabices sem jeito nenhum!

Valha-nos o bom povo ainda acreditar que, no sítio que a Maga indica, ainda lá está o sinal da travagem que o cavalo fez para segurar o dono!

Hoje, nem com tracção às quatro rodas, ou travões aerodinâmicos!
A única safa naquele sítio - não é Sítio que se chama? -, era uma Asa Delta, ou Pára-pente!

Foi bom termos tido um padre - Bartolomeu de Gusmão -, que deu início a estas coisas da aviação(...)
No entanto, já naquela altura, ou antes ainda, por outras paragens, tínhamos o Cavalo Alado! O Pégaso!...

Era um espectáculo andar de Pégaso...
Agora... só nos mandam andar de tanga!
Como se tivéssemos feitio para
sermos Tarzans!

Bem! Obrigado pelas forças que me deu! De facto, não sei se vou dar conta de tanta 'blogagem'!
Mas como estava a correr o risco de ficar sem nenhum, fui na embalagem!

Não tive a sorte do D.Fuas, para travar!
Mas... logo se vê!

Uma vez mais obrigado por tudo, incluindo a boa disposição para me aturar!

Cumprimentos
do
César Ramos

Faniquito disse...

Oi, patricia...bom dia !!! :)

Já era p/ ter vindo antes aqui, mas tenho andado muito atrapalhada com meu tempo.

Adorei vc ter participado da brincadeira, pois assim tive o prazer de te conhecer.Espero que nasça aqui uma bela amizade.

Estou encantada com teu blog, amei o conteúdo, preciso voltar com mais calma, pois quero ver tudo bem direitinho. :)

Lindo dia ´/ vc

Beijinhos

Ana

Maga disse...

César, que D.Fuas existiu, é quase uma certeza porque dele reza a História... Já do milagre, a única certeza é de que se trata de uma lenda e ás lendas dá-se a veracidade que cada um quer...
Quanto a essa do demo andar por aí todo engravatado, eu diria que não só engravatado, também de pastinha debaixo do braço e ás vezes, á espera duns lugarzitos que depois deem uns bons tachos...
Mas sabe, eu acho que as lendas são os antepassados dos boatos. Só que antigamentes vestiam-se de romantismo.
Coitado do Bartolomeu, se hoje cá viesse, nem o Pégaso lhe valia, muito menos a Passarola Voadora, caía logo para o lado, outra vez mortinho de todo, nem nunca mais haveria deus ou demo que o fizessem cá voltar...tal o susto que apanharia ao ver e ouvir certas coisas!!
Os Tarzans dos tempos presentes, (além daqueles que são mesmo obrigados a andar de tanga, pelos motivos óbvios) são mais do sexo feminino, que adoram esquecer as calças ou as saias (muito menos as 7 das nazarenas)e andar só de meias (será para poupar?)...
Oh! César, se houver uma próxima vez (esperemos que não) faça como D.Fuas, grite pelo deus dos internautas (deve haver algum), mas não crie mais blogs, dá cá um trabalhão...
Um abraço da amiga
Maga

Maga disse...

Faniquito (ainda hei-de ter de te perguntar o porquê deste nome...), fiquei contente de vires visitar o meu blog (adoro visitas!)e espero que voltes mais vezes. Também andei a meter o nariz no teu e gostei bastante, tanto que já sou tua seguidora.
Podes ir ver o "Pseudo Arte da Maga" tem coisinhas feitas pos mim, talvez gostes... é o
http://magamaganovo.blogspot.com
Entretanto também eu espero que nos demos bem, somos patricias (ambas portuguesas, ambas com ligações ao Brasil, tu vives aí, eu já lá vivi)e talvez te sintas bem ao ver o "Maga", tem sempre coisas acerca de Portugal.
Boa Páscoa para ti e para o resto da tua família.
Um beijo da
Maga