Seguidores

segunda-feira, 27 de julho de 2009

S.Martinho do Porto




Esta praia é escolhida por muitos nórdicos como estância turística, devido ao clima, não muito quente, bastante ameno para quem não está habituado a altas temperaturas...

S.Martinho do Porto está dividida em duas partes, a do interior a que chamam a alta e que é a vila propriamente dita, com a sua Igreja, cujo padroeiro, (por vontade do abade de Alcobaça, D.Frei Estêvão Martins, no ano de 1257) é S.Martinho de Tours; a sua Delegação do Centro de Saúde;as suas três Escolas; as suas casas alegres de onde a vista alcança por vezes, belezas sem fim. E tem o Outeiro com uma vista única da barra.

A parte baixa é a turística, com sua avenida marginal, repleta de Cafés, Restaurantes (com pratos onde o peixe e o marisco são reis) e claro, lojas de lembranças...

Existe também um elevador panorâmico da autoria do Arqtº. Gonçalo Byrne, que facilita bastante a vida dos moradores e delicia os turistas.

Junto ao morro de Sant'Ana, existem ainda as ruínas de um estaleiro onde foram construídas as caravelas, nos reinados de D.Afonso V e de D.João II e alguns dos navios que faziam parte da Armada que seguiu rumo a Alcácer Quibir, comandada por D.Sebastião.

Sem comentários: