Seguidores

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cúpula da Igreja da Memória

Foi numa tarde, já o Sol se escondia para lá do horizonte, que eu caminhando calmamente lá para os lados da Calçada da Ajuda, passei junto á Igreja da Memória e nem sei por quê, ergui os olhos. Como é possível as pessoas ás vezes não verem as coisas? E eu quase não via...
Esta Lisboa linda tem coisas maravilhosas. E o mais interessante é que as pessoas adoram ir para outros lugares estrangeiros, gastarem rios de dinheiro e verem coisas que, podendo também ser belas, não o serão mais que aquelas que por cá temos... e pior, deixando por isso de conhecer as maravilhas que o seu próprio país possui!
Monumento Nacional, a Igreja da Memória, assim chamada porque foi mandada erigir em memória de um atentado que o Rei D.José sofreu nesse mesmo local, por mandato da família dos Távoras e do qual escapou com vida, tendo conseguido recuperar-se dos ferimentos. É nesta Igreja que está o Mausoléu contendo os restos mortais do Marquês de Pombal, figura carismática da História de Portugal. Foi ele um dos principais responsáveis pela expulsão dos Jesuítas do território e a ele devemos a edificação e renovação arquitectónica da cidade de Lisboa depois desta ter ficado destruída pelo terramoto de 1755.
Este Monumento começou a ser construído no ano de 1760 com um projecto do arquitecto Italiano Giovanni Carlo Galli Bibiena, já com várias obras feitas, por exemplo o Teatro Real de Salvaterra de Magos ou o Teatro da Ajuda. Mas em 1762, por dificuldades económicas no país, pararam as obras. Foram retomadas em 1779, assumindo o projecto o Arquitecto Mateus Vicente de Oliveira sendo ele o responsável pelo piso superior, pelo Zimbório, cúpula e lanternim. Faleceu em 1785 sem ter terminado a Torre Sineira. Esta Igreja de estilo Neo-Clássico tem o seu interior em mármore.
Ao levantar o olhar vi... o que quase não vi... esta linda obra de arte!

4 comentários:

Maria Ferreira disse...

Há sempre algo novo para descobrir deste cantinho à beira mar plantado. Adorei.
Beijos

Maga disse...

Há coisas lindas e ás vezes nem damos por elas...
Um beijão
Maga

Mizinha disse...

Linda foto! bjs

Maga disse...

Mizinha, nem sabes o bom que foi ver que me visitaste!! Fico feliz...
Maga