Seguidores

terça-feira, 30 de março de 2010

Páscoa


A todos os meus amigos, a todos os meus visitantes...

Que o coelhinho da Páscoa encha de ovos doces, recheados de saúde, felicidade, amor, amizade e alegria, a todos os que por aqui passarem durante esta quadra festiva... que ao abrirem tais ovos, nas vossas mãos sintam o calor daquilo que mais desejam na vida... e que tal coisa se realize de seguida!

São os desejos muito sinceros da MAGA!!

Nazaré




Estas três fotos foram retiradas da NET
A bandeira e o brasão da Vila da Nazaré, pertencente ao distrito de Leiria, com foral desde o ano de 1514. A sua localização no mapa de Portugal está assinalada com o circulo a preto e pintada a vermelho...

Estas duas fotos foram retiradas da NET
Reza a lenda, que D.Fuas Roupinho, alcaide de Castelo de Mós, andando manhã bem cedo, a cavalgar por suas terras como era seu hábito, avistou ao longe um belo veado que lhe despertou a cobiça de caçador. Mais não foi preciso para se lançar em sua perseguição, galopando velozmente...
Segundo a voz do povo, o veado não era senão a materialização do demo, que fez com que repentinamente, se erguesse vindo do mar, um espesso nevoeiro que nada deixava ver. E D.Fuas continuava galopando em direcção a uma falésia acima do mar cerca de 100 metros... De repente, D.Fuas apercebe-se que está no
alto do precipício, quase a cair ao mar! Reconhecendo o local, lembra que ali mesmo ao lado, numa gruta, há uma imagem da Virgem amamentando o Menino. Em desespero grita "Senhora valei-me!!"... Milagrosamente o cavalo estaca, finca as patas na rocha, por cima do mar revolto. Salvaram-se assim o cavalo e seu cavaleiro!
D. Fuas Roupinho em acção de graças mandou retirar a imagem da Virgem da gruta e edificar uma capela, a Capela da Memória, para aí ser venerada a imagem da Virgem que o salvou.
Ao ser desmontado o pequeno altar descobriu-se um cofre contendo algumas relíquias e um pergaminho relatando a história da imagem esculpida em madeira representando a Virgem Negra, na posição de sentada, amamentando o Menino. Contava que a imagem era venerada desde os primórdios do cristianismo em Nazaré, na Galileia. Teria sido trazida por um monge para Mérida onde esteve até ao ano de 711. Ao fugirem dos muçulmanos, os cristãos levaram a imagem com eles e teria sido D.Rodrigo, o último rei dos Visigodos, a levá-la para Nazaré onde permaneceu na gruta desde essa época.
Nas duas fotos acima vê-se numa, a imagem da Virgem Negra, na outra num circulo a preto, o lugar onde segundo a lenda o cavalo estacou, deixando na rocha a marca de uma das suas patas, o que ainda hoje se pode ver!
Mais tarde, em 1377 o rei D.Fernando mandou construir uma igreja, perto da capela (Igreja da Memória), onde foi colocada a imagem.



É uma Vila de pescadores, com sua Igreja Matriz, a Igreja da Memória e os Paços do Concelho. Tem cerca de 10.100 habitantes, vive da pesca e no Verão do turismo, havendo na avenida marginal vários restaurantes e lojinhas de artesanato onde se podem comprar barcos pesqueiros em miniatura e bonecas vestidas com trajos típicos (as mulheres da Nazaré usam 7 saias)

Vista de longe a Nazaré é linda, com suas casinhas quase á beira do mar, só separadas da areia fina por sua estrada marginal.


As suas praias extensas e solarengas, de águas límpidas e areias brancas, são o encanto de turistas, mas são também as preferidas pelos portugueses do interior, que aí gostam de passar bons dias de férias, com bom sol e boa mesa, sendo o peixe fresco muito apreciado tanto grelhado, como em ricas caldeiradas...

segunda-feira, 29 de março de 2010

Família Caprina




Quando vou a casa da minha amiga, encontro sempre outros amigos...
Agora dei de caras com uma família completa! Composta pelo Sr.Bode, pai, de enormes chifres (que mostro vistos de frente e de trás para verem que são realmente grandes); a Srª.D.Cabra, com seu olhar maternal e prazenteiro; a criança, o menino Cabrito, que se passeia sempre aos saltinhos... e numa outra foto, até mostro a criança a brincar com duas senhoras emplumadas, as senhoras donas Galinhas, com paciência de santas para o aturarem...

sexta-feira, 26 de março de 2010

Couves



Que ricas couves!!
Não vos apeteceria um bom caldo verde? Talvez uma pescadinha com couve cozida? Não!! E que tal aparecerem estas couvinhas num bom prato de bacalhau com todos? Bolas, nada vos apetece hoje. Mas a mim apetece e portanto boa noite, vou jantar... e o meu jantar vai ser com couves!

Aniversário

38 ANOS!!
Trinta e oito anos de felicidade, de ventura... trinta e oito anos ao lado de um Homem maravilhoso, de um Homem que me fez esposa, que me fez Mãe de dois bebés lindos, hoje homens desenvoltos. Juntos tentámos (e conseguimos!) transformá-los em Homens de bem, que foram bons estudantes e hoje são trabalhadores esforçados! Por estes anos, obrigada Marido!
São trinta e oito anos...

quinta-feira, 25 de março de 2010

Doce Olhar

Chamei-lhe "Doce Olhar"...
É o cão de uma quinta, vizinha de uma amiga minha. Não sei como se chama, não sei se é bravo, mas quando ele se aproximou do muro onde feita de bisbilhoteira, eu espreitava a quinta da vizinha, olhámos-nos os dois, olhos nos olhos. E o que eu vi foi um olhar doce, carinhoso, amigo, capaz de derreter até quem não gostasse de animais, o que claro, não é o caso!
Ainda tentei meter conversa com ele, sentou-se, continuou a olhar para mim e como decerto eu não falava bem a linguagem canina, levantou-se, acenou-me com o rabo como dizendo adeus e foi-se embora...

quarta-feira, 24 de março de 2010

Damasqueiro




Houve alguém que quando viu a postagem "Primavera", em que eu mostrava a flor do damasco, me disse que ficava esperando para ver o fruto... Não foi, Maria?
Pois bem, ainda muito pequeninos e verdinhos, mas aí estão os damascos. E só foi necessário esperar uma semana e alguns dias para que as lindas flores se começassem a transformar. É assim a lei da Natureza. No seu devido tempo tudo muda, as cores, os odores e o visual fica diferente. E cada um tem um encanto especial...

segunda-feira, 22 de março de 2010

Faisão





Faisão, de lindas cores que parecem mudar de tons conforme a luz lhes bate...
Ora é um azul intenso, ora uma mescla de vários tons, ora um tom escuro...
Acreditem, estas fotos são todas do mesmo faisão!
É uma ave galiforme, com asas curtas num corpo robusto. É uma ave diurna e (se não for comida antes) pode ter uma esperança de vida de cerca de 20 anos.
Na Natureza alimenta-se de frutas, raízes, insectos, bagas e verduras.
Originária do continente Asiático foi introduzida na Europa segundo uns, pelos Gregos na Antiguidade, segundo outros, pelos mercadores na Idade Média.
Existem cerca de 50 espécies de faisões espalhadas pelo mundo.
Só os machos foram abençoados com tão lindas cores, precisamente para cortejarem as fêmeas na altura do acasalamento, o que acontece na Primavera. Só as fêmeas cuidam das ninhadas e fazem seus ninhos no chão, entre folhas...
A carne destas aves é muito apreciada, sendo bastante cara apesar de haver criação de capoeira..

sexta-feira, 19 de março de 2010

Beladona


São umas flores lindas, cálices ao contrário, existem de várias cores, singelas ou de pétalas duplas. Qualquer uma é bela, é vistosa, faz um arbusto exuberante.
Mas melhor que a sua beleza, melhor do que a vista que faz num jardim, é sem dúvida o olor com que presenteia o jardim e seus visitantes... é um cheiro intenso, adocicado e que ao fim do dia, quando a noite de mansinho vem chegando, redobra torna-se ainda mais intenso, fica no ar, limpando a Natureza...

PRIMAVERA



Eu bem vos avisei... e olhem que eu não costumo enganar-me... vocês não acreditaram... mas eu sabia! É sempre igual... todos os anos é a mesma coisa...
E claro, este ano não poderia ser diferente... pois... e para comprovar que é verdade aqui vos deixo as fotos que tirei, para vos mostrar em como a Primavera vem aí, airosa, linda, cheia de cor, de aromas diversos, tão azul...
No equinócio de Março, no dia 21, em que a noite é igual ao dia, ela chegará, esplendorosa, cativante, será nossa visita até ao solstício de Junho, abandonando-nos (a ingrata) no dia 21 desse mês. Ficará então a saudade e a espera da próxima Primavera terá então início... é sempre assim!!
Entretanto, enquanto o dia 21 de Março não chega, admirem as belas flores deste damasqueiro, árvore que depois de nos oferecer esta delícia para os olhos, vai oferecer-nos os belos damascos, delícia de sabor, maravilha da natureza!
Segundo alguns o damasqueiro existiria na China 2.000 anos a.c., sendo uma árvore muito apreciada pela sua fruta e, imagine-se, pela sua madeira!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Frases...

É bom estar de volta!
Para ilustrar tamanha satisfação que tal mostrar esta linda begónia?
Quero agradecer a vossa simpatia, agradecer nunca é de mais...

"QUANDO TODO O RESTO JÁ FOI ESQUECIDO, RECORDAMOS SEMPRE AS PEQUENAS GENTILEZAS."

"OBRIGADO POR SERES SIMPLESMENTE TU - FIEL NA AMIZADE, CONSTANTE NA SIMPATIA."

"TU GOSTAS DE ME OUVIR FALAR SOBRE AS COISAS TRIVIAIS DA MINHA VIDA. SÓ POR SER EU. AGRADEÇO-TE MUITO - ÉS UMA EXPLÊNDIDA AUDIÊNCIA!"

"HÁ AQUELAS PESSOAS A QUEM CHAMAMOS NORMAIS, ENFADONHAS, CONVENCIONAIS, MAS QUE TECEM UMA REDE DE PEQUENINOS GESTOS DE SIMPATIA, QUE MANTÉM O MUNDO UNIDO!"

"A BONDADE DÁ-SE COM DOÇURA, GENTILMENTE, CAINDO COMO PEQUENINAS SEMENTES, AO LONGO DO CAMINHO - E ENCHENDO-O DE FLORES!"

"O QUE MANTÉM UNIDA A HUMANIDADE É A REDE DE PEQUENOS GESTOS DE SIMPATIA..."

"A BONDADE NUNCA É DEMAIS. PODE MUDAR O DIA DE ALGUÉM; OU MUDAR A VIDA DE ALGUÉM."

"AQUELES QUE MAIS AJUDAM SÃO OS QUE FICAM POR PERTO, DEPOIS DE TER PASSADO O PRIMEIRO BRILHO DA SIMPATIA."

"DESTE-ME O TEU TEMPO, A MAIS GENEROSA DÁDIVA DE TODAS."

"OS GRANDES ACTOS DE GENEROSIDADE E DE AJUDA SÃO VITAIS, NESTE MUNDO PERIGOSO. PORÉM, TAMBÉM O SÃO OS PEQUENOS GESTOS DE SIMPATIA, QUE RECONFORTAM O CORAÇÃO SOLITÁRIO."

"O QUE DISTINGUE ESTE PEQUENO PLANETA, ESTA JÓIA, DE ENTRE MILHÕES DE OUTROS MUNDOS, MAIS VASTOS, É A CAPACIDADE DE AMAR - E CUIDAR DOS OUTROS!"

domingo, 14 de março de 2010

PSEUDO ARTE DA MAGA

Não posso deitar foguetes, não os tenho...
Mas é com esta linda flor, do tipo arbusto, de seu nome "Selindra" que, com alegria, vos comunico que meu blog "PSEUDO ARTE DA MAGA" já está funcionando!!!!!!!
Alojou-se um vírus (ou vários?) nos relógios que tinha posto como ornamento do blog. Pelos vistos e pelo que me apercebi, os relógios estão todos infectados (o que me leva a alertar as pessoas, para que retirem essas aplicações). Descobri onde estava o problema, tentei apagar diversas vezes, nunca conseguindo, o bicharoco era mais esperto do que eu (o que também não é difícil quando falamos desta coisa de computadores, já lá vai o tempo em que eu dava cartas, agora não pesco quase nada...).
Mas acontece que tenho dois filhos que percebem da coisa. Lá consegui que um deles tivesse peninha da minha sorte mofina e viesse em meu socorro... pegou em armas e apontou directamente ao coração do infame e... pum! Matou-o de vez!!
A todos que me deram força e que me empurraram para não desistir, o meu muito obrigada!!!!

terça-feira, 9 de março de 2010

PSEUDO ARTE DA MAGA



Q U E R I D O S V I S I T A N T E S E A M I G O S


DEIXEI (SABE-SE LÁ PORQUÊ) DE TER ACESSO AO BLOG

" P S E U D O A R T E D A M A G A"

ENQUANTO NÃO CONSEGUIR RESOLVER O PROBLEMA, PEÇO IMENSA DESCULPA, MAS NÃO HAVERÁ NADA DE NOVO...

QUANDO TUDO ESTIVER SANADO, DEITAREI FOGUETES, ESPERANDO QUE ME PERDOEM...

ABRAÇOS DA M A G A

segunda-feira, 8 de março de 2010

MULHER



DIA 8 DE MARÇO

DIA MUNDIAL DA MULHER


E quando o Mundo surgiu, surgiram em simultâneo duas criaturas excepcionais: A Mulher e a Rosa!


A rosa, altiva e erecta em seu pé cheio de espinhos, adornado de folhas quais esmeraldas luzidias...
Suas pétalas de tão lindas cores, ora suaves e amenas, ora vistosas e chamativas...
Seu perfume... seu perfume inebriante
que deixa todos os seres em êxtase, todo o jardim em ar de festa...

Mas a Mulher...
A Mulher é uma rosa, com seus espinhos, sua beleza, seu perfume, com todas as cores da Humanidade... Mas ela é muito mais que tudo isso. Ela é Mãe da Humanidade, ela é força, tenacidade, é vontade!
Ela é o canto dos pássaros ao amanhecer, é a frescura das flores cobertas de orvalho pela manhã...
Ela é a fazedora dos Homens de amanhã, é o suporte de seu marido, de seus filhos, ela tem de possuir a força e a vontade que ás vezes lhes faltam a eles...
Mulher, ser criado para criar, para educar, para manter a família como um todo. Ela é Mãe, é filha, é confidente... também é esposa, amante, amiga...
Mulher feita ninho... Mulher feita rosa...

quinta-feira, 4 de março de 2010

Estacionamento


Foi num fim de semana. Foi numa tarde chuvosa de um fim de semana. E foi há pouco tempo, se fosse numa tarde solarenga de um fim de semana teria sido, talvez, no ano que já lá vai... Há já muito, muito tempo, que os fins de semana são tristes, nublados, são para estar em casa... e foi por isso mesmo que depois de dar um pequeno passeio, só mesmo para arejar, entrámos numa Casa de Chá, lá para os lados de Brejos de Azeitão. E nesse momento o dia ficou mais risonho, ou fui eu que rindo, alegrei o dia... não sei bem. O que sei é que deparei com este estranho "cabide", do lado de fora da porta, cuja utilidade como se depreende, é servir para prender as trelas dos animalzinhos, enquanto os donos vão aquecer a alma com um cházinho quente...

segunda-feira, 1 de março de 2010

Cheias em Alhandra

Estava eu calmamente a ver as notícias na televisão, cheia de pena das pobres gentes que viram seus bens destruídos pela água, aquando das cheias que assolaram o nosso País, quando... espanto dos espantos! Deparo-me com esta imagem no ecrã...
Fico chocada com a desfaçatez, no meio da desgraça alheia?
Desato a rir, perante o inaudito?
Claro, desatei a rir! Não ignorando a aflição de todas as pessoas que passaram por momentos tão difíceis, não fui capaz de não rir... Aprecio o espírito de humor, acho que ás vezes, um momento de humor no meio de um drama tem como benefício aliviar a tensão e proporcionar um intervalo de descanso...
( foto tirada por mim, ao ecrã da televisão, quando passavam filmes sobre as cheias em Alhandra)