Seguidores

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Santos Populares


Estamos no mês de Junho, mês dos Santos Populares. Antigamente quando eu era menina e moça, saltava-se a fogueira, largava-se fogo de artificio, inventávamos altares na rua, pedia-se a quem passava 1 tostão para o Santo (Stº.António, S.João ou S.Pedro) e faziam-se várias brincadeiras alusivas á época. E era giro, muito giro!! Era a alcachofra que se queimava na noite de Stº.António e que se estivesse florida na manhã seguinte, era porque o namorado gostava mesmo de nós; - E o "bochecho"? Enchia-se a boca de água e ao dar a meia-noite cuspia-se a água para a rua. O primeiro nome de homem que se ouvisse, era de certeza o nome do futuro marido!
Tanta e tanta brincadeira, tanta e tanta risada, alegria sem fim, borbulhando pela rua enfeitada de balões... Que saudades, tudo acaba... A gente jovem de agora tem outras formas de divertimento, outra maneira de ver a vida...

Mas é pena, nós sabemos bem como as brincadeiras eram divertidas, animadas e sãs! E viva o Stº.António, padroeiro da minha cidade, e meu Santo de eleição!!

Sem comentários: